• Ação de criminosos deixam moradores sem água em Valparaíso e Santo Antônio do Descoberto.

Aparelho, responsável pelo envio da água até as casas, está sendo furtado. Polícia acredita que os ladrões levam as caixas por causa dos fios de cobre.

O Jornal Nacional (Rede Globo), desta segunda-feira (07) mostrou uma reportagem sobre os problemas que os moradores de dois municípios de Goiás  têm convivido, que é com a falta d´água. Segundo a reportagem não é por causa de racionamento.
A água que abastece Valparaíso de Goiás no Entorno do DF vem de poços artesianos, mas vira e mexe tem torneira seca por lá. O problema está nos furtos do aparelho, responsável pelo envio da água até as casas. Nos últimos três meses, levaram 13 equipamentos que deixaram mais de 100 mil moradores sem nenhuma gota d’ água.
Anderson passou os últimos dias montando e instalando os painéis de controle: “E correndo contra o tempo porque a gente não pode deixar a comunidade sem água”.
A polícia acredita que os ladrões levam as caixas por causa dos fios de cobre, que são vendidos de forma clandestina.
Em Santo Antônio do Descoberto, também no entorno, o problema é o mesmo. Durante a noite, algumas pessoas desenterraram a fiação elétrica que passava por lá. Além de roubar todos os fios, eles também foram até a casinha onde fica o comando com as peças que puxam a água do poço. E o resultado disso tudo: todo mundo que mora no bairro está sem água há alguns dias.
Pra evitar novos furtos, a empresa está investindo em segurança. “Vamos instalar câmeras de monitoramento pra tentar identificar e assim amenizar a situação”, diz o gerente da empresa, Fausto Rabelo.
Enquanto a empresa faz a troca do equipamento, as casas ficam sem água. Os pais não têm nem como levar os filhos pra escola.
Dona Ilda não pode de jeito nenhum com a poeira. Já que a água não chega em casa, ela tem se esforçado como os outros moradores que vão a pé buscar água no reservatório da empresa. “Eu tenho bronquite asmática. Preciso limpar a casa de hora em hora por causa da poeira. Não temos água, é o principal de uma casa é a água”, diz.
Assista a reportagem completa clicando no Link abaixo:
G1 /Jornal Nacional
Compartilhe no Google Plus

entornoalerta

É de responsabilidade total das fontes o contéudo de toda e qualquer matéria anexada a este site. Matérias serão previamente identificadas aos créditos.
    Comentar no Blogger
    Comentar no Facebook

0 comentários :