• Cidades que não atingiram meta contra gripe devem manter vacinação.


O prazo para se vacinar contra a gripe termina nesta quarta-feira (3), em Goiás.
A meta inicial era atingir 80% da população e, até o momento, a taxa de imunização é de 75%, segundo levantamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES). No entanto, como 157 municípios ainda não atingiram o objetivo, a secretaria diz que esses locais continuarão a vacinar a população.
A vacina protege contra os diversos vírus da influenza (A, H1N1, H3N2 e B). Devem ser vacinadas crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional.


“A orientação para os municípios que não atingiram a cobertura é que continuem vacinando o público alvo. Essas pessoas ainda vão encontrar a vacina nos postos. Os municípios que atingiram a cobertura podem eleger outros grupos ou até liberando para a população em geral”, explicou a enfermeira da Gerência de Imunização da SES, Liz Jane Ribeiro Silvestre (clique aqui para ver os locais de vacinação).
Em Goiânia, 80% da população foi vacinada. Entretanto, Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana, atingiu apenas 47% da meta.No estado, as crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes e trabalhadores da saúde foram os grupos que receberam a menor imunização até o momento.
Mesmo que a população encontre a vacina fora do prazo, a enfermeira da SES reforça que é importante ser imunizado dentro do período de campanha. “A vacina leva, em média, duas semanas para começar a produzir os anticorpos. Então, quando chegar o inverno, ela já tem imunidade contra a doença”, disse Liz.
Grupos prioritários
De acordo com o Ministério da Saúde, as doses são contraindicadas a pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores e a quem tem algum tipo de alergia grave à proteína do ovo, uma vez que a dose é produzida em embriões de galinha.
Fonte: Tv Luziânia
Compartilhe no Google Plus

entornoalerta

É de responsabilidade total das fontes o contéudo de toda e qualquer matéria anexada a este site. Matérias serão previamente identificadas aos créditos.
    Comentar no Blogger
    Comentar no Facebook

0 comentários :